sábado, junho 19, 2010

A Desumanização Tecnológica

Os defensores da tão amada tecnologia argumentam sobre suas vantagens.Como se tivéssemos nascido com ela e morreríamos sem ela.
Aos nascidos no século XX,realmente é difícil enxergar um mundo natural,no qual, tivéssemos opções de escolha sem ser apontado como retrógrado ou até mesmo incapaz.
Um dos grandes pensadores da Filosofia, o alemão Marx Benjamim,foi contra a era dos críticos da Cultura Industrial e encontrou um ponto positivo na massificação;dizia que realmente a tecnologia juntamente com sua industrialização,perdia-se a AURA das Artes,porém sem ela, (industrialização e tecnologia)nunca teríamos acesso a esta Arte e perderíamos a oportunidade de novos conhecimentos tornando-nos pobres intelectualmente.
O que talvez Benjamim não imaginasse, era que seu uso ao extremo, desumanizaria e nos levaria cada vez mais perto da Barbárie.
Nenhuma tecnologia explica experiências em Africanos,enganá-los dizendo vacinar contra doenças e na verdade testá-los com substâncias altamente perigosas para apenas economizar tempo e dinheiro.
Quem disse, quem classificou os Africanos como cobaias?Quem colocou o dinheiro acima do ser humano?Como falamos em era tecnológica,modernidade e agimos pior que seres irracionais sem qualquer vestígio de princípio ou ética?
Sim, a tecnologia é usual,facilita algumas tarefas e nos aproxima de outras culturas.Mas não ,ela não pode valer mais do que o ser que a criou, ela não pode tirar o que nos diferencia dos animais.Ela não pode nos levar a Barbárie!

4 comentários:

Adriana Karolyne disse...

Parabéns Tati excelente Raciócinio, não podemos deixar que a tecnologia tome conta do mundo, pois o ser humano a criou e ele devi ser ter total poder sobre ela.

wilson disse...

nossa!!!!parabéns!!! aprendeu rapido, vc é muito boa nisso.
parabéns pela sua vontade de aprender,e com certeza vc vai ser uma boa jornalista. bjssss.

wilson

Renata disse...

Tati, maravilhoso seu texto!As pessoas estão perdendo a identidade através da tecnologia.O tema abordado foi muito bem escolhido, parabéns!

Andre Lira disse...

Nossa muito legal a sua ideologia!
Concordo em algumas partes sobre o seu raciocínio sobre para onde vamos com tanta tecnologia?
Mas fica ai registrado o meus Parabens!